Esse Mastim, conhecido por Bretão ou Mastim Espanhol descende dos cães levados à Peninsula Ibérica pelos Fenícios e Gregos há 2 mil anos e embora seja antiga, até hoje exemplares da raça podem ser encontrados cuidando do gado e ovelhas nas regiões montanhosas da Espanha.
Um cão muito forte e alerta, o Mastim Espanhol tem um jeito característico de trabalho: ele dá o alarme ao pastor e permanece quieto e atento, sem atacar.
Apesar do tamanho, é calmo e muito gentil com outros animais. É também inteligente e gosta de estar perto da família, se mostrando sempre disposto ao trabalho.
Além de servir excepcionalmente como cão de pastoreio, o Matim Espanhol também é usado com sucesso em outras funções, entre elas a de guarda da família, propriedade e como cão de busca e resgate.
No Brasil, é considerada uma raça raríssima, sendo visto apenas em exposições internacionais.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Espanha
- Utilização: Guarda e defesa.
- Tamanho: 72 cm para fêmeas e 77 cm para machos.
- Peso: 55 a 70 quilos
- Aspectos gerais: Cão de grande porte, bem balanceado, muito forte, musculoso e robusto. A cabeça é sólida e pesada, e as orelhas de tamanho médio são pendentes.
- Pelagem: É formada por pelo denso, grosso, de comprimento médio, reto e distribuído por todo o corpo.
- Longevidade: 10 a 12 anos
- Agressividade: Média
- Área de criação: Grande
- Temperamento: É um cão calmo, porém sempre alerta. É inteligente, aprendendo com faciliade, e é muito apegado à família.
- Atividade física: Moderada
Texto: fontes - Anuário Cães - Editora Minuano & Lupus Alimento
0 comentários:
Postar um comentário