A raça descende dos Malteses e Bichon Frisé e surgiu por volta dos séculos XII e XIII, na Bolonha, região norte da Itália. Quase não há dados históricos que revelam detalhes sobre a origem deste pequeno e gracioso cãozinho de luxo. O que se sabe é que a raça era muito apreciada entre os aristocratas da Itália Renascentista. Em 1668, Cosme de Médicis enviou à Bélgica oito pequenos cães bolonheses.
Encarregado pelos exemplares, o coronel Alamanni os ofereceu a algum diplomata de Bruxelas, já que o valor destes cães naqueles tempos era um presente refinado e de bom gosto. Alguns poucos exemplares da raça foram também levados à Inglaterra, através das Ilhas Canárias.
Hoje, são poucos os exemplares no mundo, embora os criadores europeus tenham se esforçado para tornar a raça mais popular. O Bichon Bolonhês é um cão que vive bem em apartamento, já que é pequeno e bastante ligado ao dono.
Apresenta ainda um bom temperamento. É inteligente, ativo e convive bem com crianças e outros animais. Com estranhos costuma ser um tanto reservado, mas nunca agressivo.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Itália
- Utilização: Companhia.
- Tamanho: 27 a 30 cm para machos e 25 a 28 cm para fêmeas.
- Peso: 2,5 a 4 quilos.
- Aspectos gerais: É im cão de pequeno porte, bem musculoso, compacto. A bela pelagem encobre todo o corpo. As orelhas são longas, predentes e separadas, fazendo com que a cabeça pareça ser mais larga do que é. A cauda é portada curvada sobre o dorso.
- Pelagem: Apresenta pelos longos, preferencialmente rebeldes, não assentados e em tufos, jamais formando franjas. A cor é branca.
- Longevidade: 14 anos.
- Agressividade: Baixa
- Área de criação: Pequena
- Temperamento: É um cão inteligente, amistoso e muito apegado aos donos. Convive bem com crianças e outros cães.
- Atividade física: Moderada
Texto: fontes - Anuário Cães - Editora Minuano & Lupus Alimento
0 comentários:
Postar um comentário