O American Pit Bull Terrier tem sua história ligada ao combate em rinhas entre cães e touros, ‘ esporte’ muito apreciado na Inglaterra no século 18. A raça é o resultado de cruzamentos entre os antigos Buldogues
(diferentes dos de hoje) e Terriers. Durante a guerra, europeus imigraram para os estados Unidos levando consigo seus cães de combate e lá passaram a selecioná-los até chegar ao tipo atual do American Pit Bull Terrier. No Brasil, estes cães chegaram há pouco mais de 15 anos. Ganhou fama de cão assasino, dividiu a opinião pública e houve até quem quisesse banir a criação da raça em alguns Estados. Mas, aos poucos, ele foi garantindo espaço nos lares brasileiros e revelando suas múltiplas qualidades. Esportes caninos para a raça foram organizados, novos criadores surgiram e hoje o Pit Bull está entre as dez raças mais registradas anualmente na Confederação Brasileira de Cinofilia ( CBKC). Apesar de muito forte, os cães da raça apresentam temperamento equilibrado, desde que sejam criados com responsabilidade e me grandes áreas para se exercitar. Além disso, são dóceis, resistentes e muito dedicado ao dono, mas ariscos com outros animais e pessoas estranhas.
SEMELHANÇAS: Na verdade, o American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier são o mesmo cão. As restrições quanto ao comportamento e a rigidez do padrão, exigidos no American Staffordshire Terrier, é o que basicamente difere as duas raças. O Staffordshire é o resultado obtido por criadores mais interessados em aperfeiçoar a estrutura física e obter maior controle de comportamento.
No Pit Bull, a beleza ou a perfeição estrutural é bem menos importante. Seu porte físico é que conta.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: EUA
- Utilização: Guarda e companhia
- Tamanho: não há limite determinado
- Peso: 15,87 a 27,21 quilos para machos e 13,60 a 22,67 quilos para fêmeas.
- Aspectos gerais: Forte, resistente, musculoso, de estatura mediana, valente e determinado, qualidades vitais para um cão de defesa e vigilância. O tronco é potente, os ombros largos, fortes e musculados. A cabeça é de tamanho médio e de formato retangular. A cauda é curta em relação ao corpo e portada baixa, não podendo ser curvada.
- Pelagem: curta, dura ao toque e lustrosa.Todas as cores são permitidas, como também suas marcações e conbinações.
- Longevidade: 10 a 13 anos.
- Agressividade: Alta
- Área de criação: Média
- Temperamento: Dócil, fiel e dedicado ao dono, mas arisco com outros animais e pessoas estranhas.
- Atividade física: Alta
Texto: fontes - Anuário Cães - Editora Minuano & Lupus Alimento
0 comentários:
Postar um comentário