Desenvolvido pelos ‘Boers’, colonizadores protestantes brancos, de origens dinamarquesa, francesa e alemã, o Boerboel, também chamado de Mastife dos Fazendeiros da África do Sul, esses colonizadores levaram não só os mastifes, como seus cães lebréis e farejadores. A vida rural, nos campos e nas matas fechadas da África do Sul, não era nada fácil. Somente os cães extremamente fortes eram capazes de sobreviver aos constantes ataques de animais selvagens, cobras venenosas e ás condições climáticas árduas. Por isso, o povo Boer desenvolveu ainda mais o instinto de defesa, a percepção e ainteligência de seus cães de guarda, desenvolvendo o Boerboel conhecido como o Defensor Africano. Ele protegia as fazendas e os colonos da população nativa hostil e de animais selvagens. Ficou famoso por derrrotar leopardos, hienas, babuínos e até mesmo cobras, graças á sua extrema agilidade. O antigo Bullenbeisser ( semelhante ao Bulldog) foi um dos formadores da raça, juntamente com o Dinamarquês e o Mastile Belga ( hoje extinto)
Temperamento Controlado: É muito ajustado, de temperamento constante e possuidor de qualidades como paciência, complacência e calma, além de conhecer seu dono a ponto de distinguir seus sentimentos.
Ele sabe quem é bem-vindo ou não na casa, deixando claro aos invasores que manter distância é a atitude mais adequada.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Africa do Sul
- Utilização: Guarda e boiadeiro
- Tamanho: 60 a 70 cm para machos e 55 a 65 cm para fêmeas.
- Peso: 60a 75 quilos para machos e 50 a 65 quilos para fêmeas
- Aspectos gerais: Na aparência geral, o Boerboel é um cão de grande porte. O pescoço é largo, a cabeça massiva e simétrica, com orelhas pendentes e cauda sempre cortada.
- Pelagem: A pelagem é curta, macia e sedosa. A cor pode ser qualquer uma, com ou sem marcações em branco no peito e com ou sem máscara preta na cabeça.
- Longevidade: 10 a 12 anos
- Agressividade: Média
- Área de criação: Média
- Temperamento: é um cão de bom temperamento e com agresssividade controlada, inteligente, de natureza firme e equilibrada, o Borboel é fiel ao seu dono até a morte. Possui as características de um bom cão de guarda, é afetuoso com seu dono e especialmente com as crianças. Além disso, apresenta enorme autoconfiança.
- Atividade física: Moderada
Texto: fontes - Anuário Cães - Editora Minuano & Lupus Alimento
0 comentários:
Postar um comentário