A raça é muito antiga, conforme provam quadros anteriores ao século XVII onde figuram cães de aspecto semelhante. Seus ancestrais foram descritos por Albrecht Dürer em suas xilogravuras. Acredita-se que a raça descenda do Pinscher Alemão de Pelo Duro. A primeira aparição de um Affenpinscher em exposição foi no ano de 1879, tornando-se bastante popular.
Caracterizado por uma mistura de exuberância e serenidade, este pequeno cão é vivo, esperto, leal, afetuoso, teimoso, bom vigia e guardião, assim como um excelente caçador de roedores.
Adapta-se bem à vida em apartamento, mas requer cuidados diários de escovação.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Alemanha
- Utilização: Companhia e Guarda.
- Tamanho: 25 a 30 cm
- Peso: 4 a 6 quilos
- Aspectos gerais: O Affenpinscher é um cão de pelo duro, pequeno e compacto , com uma expressão de macaco. A cauda é natural. O ideal é que seja portada em forma de sabre ou foice.
- Pelagem: A pelagem sobre o corpo deve ser áspera e densa. A cabeça é tipicamente adornada por sombrancelhas espessas, cerdosas e por pelos em forma de coroa ao redor dos olhos; por uma barba expressiva, pelo topete e por pelos nas bochechas. A pelagem da cabeça deve ser a mais dura, espalhadae mais reta possível. Isto contribui essencialmente para a expressão de macaco. A cor é preto puro com subpelo preto.
- Longevidade: 10 a 12 anos
- Agressividade: Média
- Área de criação: Pequena
- Temperamento: Sem medo, alerta, persistente e fiel, ele é um agradável cão de família.
- Atividade física: Moderada
Texto: fontes - Anuário Cães - Editora Minuano & Lupus Alimento
0 comentários:
Postar um comentário