Especialistas acreditam que o Cão DʼÁgua Português e o Poodle tenham contribuído para a formação do Cão DʼÁgua Espanhol. A raça é bastante antiga e existem várias teorias a respeito de seu surgimento. Em Andaluzia, região espanhola onde existe o amior número de cães da raça é conhecido pelo nome de ʼCão Turcoʼ. E embora tenha aptidão para a buscar e levantar a caça dentro dʼágua, lá é utilizado na função de pastor. Aliás, ele é considerado um cão multitarefa, já que pode servir como um excelente companheiro, caçador, retriever, pescador e pastor. Quando usado como cão de companhia, se mostra sempre disposto, é alegre, inteligente, obediente e leal com seus donos.
Pelagem em tons Variados: Um cão rústico, que dificilmente é acometido por doenças comuns a outras raça caninas, o Cão DʼÁgua Espanhol pode ser encontrado em diferentes tonalidades de pelagem.
Os pelos possuem uma característica incomum, mudando de cor de acordo com o clima.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Espanha
- Utilização: Caça e Companhia
- Tamanho: 40 a 50 cm para machos e 38 a45 cm para fêmeas
- Peso: 16 a 20 quilos para machos e 12 a 16 quilos para fêmeas
- Aspectos gerais: é um cão de porte médio, rústico, proporcional, um pouco mais longo do que alto, de perfil atrativo e figura harmoniosa. É atlético, com músculos bem desenvolvidos, assim como sua audição, visão e olfato.
- Pelagem: Apresenta pelagem bem enrolada, de textura lanosa, ondulada ou enrolada quando curta, podendo encordoar quando longa. Os pelos têm a característica de clarear com o sol. Exemplares tosquiados são permitidos desde que o corte seja completo e uniforme. As cores podem ser: branca, preta e castanho em diferentes tonalidades.
- Longevidade: 12 a 13 anos
- Agressividade: Baixa
- Área de criação: Média
- Temperamento: É um cão Inteligente, companheiro, obediente, alegre e sempre disposto para o trabalho
- Atividade física: Moderada
Texto: fontes - Anuário Cães - Editora Minuano & Lupus Alimento
0 comentários:
Postar um comentário