A história da raça é muito antiga, e há menção de animais semelhantes já no século III. Um cão de excelente faro, o antigo Beagle era empregado, principalmente na Inglaterra, como caçador de lebres e coelhos. A partir do século XIV, o Beagle, com as características atuais, passou a ser desenvolvido. Ele teve sua formação a partir de foxhounds de pequeno porte. E apesar de ser utilizado até hoje a caça de coelhos e lebres, sua popularidade como cão de companhia é intensa. Os cães da raça têm temperamento forte e corajoso, com grande resistência física, além de serem velozes e incansáveis. Paciente e brincalhão, ele se mostra ideal para quem tem crianças em casa, resistindo por horas aos mais diversos tipos de brincadeiras infantis. Os admiradores destacam ainda seu temperamento independente e a grande resistência física, precisando, por isso, de espaço e exercícios moderados.
A existência da raça se deve graças à determinação de criadores dedicados, entre eles a Rainha Elizabeth I que possuía números exemplares até desenvolveu uma variante especial, extremamente pequena, chamada Pocket Beagle, Glove Beagle ou ainda Beagle Elisabeth.


- País de origem: Grã-Bretanha
- Utilização: Caça
- Tamanho: 33 a 40 cm
- Peso: 8 a 14 kg
- Aspectos gerais: porte pequeno e pernas curtas, porém forte e muito ativo.
- Pelagem: curta, densa e resistente às intempéries. O pelo pode ser liso ou duro e apertado. Todas as cores reconhecidas para os hounds são permitidas.
- Longevidade: 13 anos
- Agressividade: Média
- Área de criação: Média
- Temperamento: alegre, vivaz, afetuoso, corajoso e inteligente.
- Atividade física: Alta
Texto: fontes - Anuário Cães - Editora Minuano & Lupus Alimento
0 comentários:
Postar um comentário